ROTARY DESENVOLVE DIVERSOS PROGRAMAS PARA OS JOVENS

Em setembro, comemora-se no Rotary o Mês das Novas Gerações.

Os jovens são tão importantes para a nossa organização que foi dedicada a eles uma Avenida de Serviços, denominada “Novas Gerações”. As Avenidas de Serviços são as grandes áreas de atuação do Rotary, sendo as outras quatro: Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais.

Na Avenida de Serviços para as Novas Gerações, os clubes rotários desenvolvem diversos programas e atividades:

• Interact Club: clubes voltados para jovens de 12 a 18 anos, no sentido de desenvolvimento da cidadania, da liderança e da prestação de serviços à comunidade;
  • Rotarac Club: clubes voltados para jovens de 18 a 30 anos de idade para desenvolvimento de liderança e da prestação de serviços à comunidade;
  • Ryla: sigla em inglês que significa “Prêmios Rotários de Liderança Juvenil”, este programa visa identificar jovens da comunidade com potencial de liderança e dar o treinamento para que se desenvolvam plenamente como líderes;
  • Intercâmbio de Jovens: programa em que jovens passam um período, geralmente de um ano, estudando no exterior, residindo em casas de famílias der rotarianos;
  • Rumo – Seminário de Orientação Profissional: profissionais bem-sucedidos fazem palestras a jovens do ensino médio para ajuda-los a escolher a profissão que irão escolher para seus estudos.

Além desses programas, há inúmeras outras atividades desenvolvidas por iniciativa dos clubes rotários, como é o caso de cursos para formação de jovens para o mercado de trabalho por entidades supervisionadas voluntariamente por rotarianos, denominadas CAMP ou Legião Mirim.

Sempre se diz que os jovens são o futuro. Pois o Rotary atua preparando jovens para que o futuro seja cada vez melhor.