Recursos Hídricos e Saneamento são Prioridades do Rotary

8. Recursos HídricosNo último dia 22 de março, foi comemorado o “Dia Mundial da Água”, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Essa preocupação faz sentido já que pouca quantidade- cerca de 0,008 % – do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Atualmente, a própria região metropolitana de São Paulo está vivendo uma situação crítica de abastecimento de água, em função das poucas chuvas no último verão.

No mundo, mais de 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a instalações sanitárias adequadas e pelo menos 3.000 crianças morrem por dia em decorrência de doenças diarreicas causadas por água contaminada.

Recursos hídricos e saneamento básico fazem parte das prioridades do Rotary e da Fundação Rotária, sendo uma das suas seis áreas de enfoque de atuação. Milhares de projetos são realizados por rotarianos para levar água limpa e saneamento para comunidades, ao redor do mundo. Nossos projetos dão às comunidades a capacidade de desenvolver e manter sistemas hídricos e sanitários, e apoiam estudos nessas áreas. Esses projetos, em sua maioria, são financiados com recursos da Fundação Rotária, recursos esses advindos da contribuição voluntária de rotarianos e ajudam diminuir a carência desses importantes recursos para as populações mais pobres. Além disso, também estamos fazendo nossa parte ao realizar frequentes campanhas de consumo racional da água.

Faça, também, a sua parte: ECONOMIZA ÁGUA.