ROTARY HOMENAGEIA AS MULHERES

Na reunião do Rotary Vila Alpina, realizada na última sexta-feira (06/março), foram homenageadas as mulheres presentes, pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

A admissão de mulheres aos Rotary Clubs do mundo inteiro, decidida por votação na reunião do Conselho de Legislação de 1989, foi um momento marcante de nossa história. O Conselho de Legislação é considerado o parlamento do Rotary e se reúne a cada três anos para votar as mudanças nos documentos estatutários da organização. Nele, estão presentes delegados que representam a diversidade do Rotary no mundo.

“Meus companheiros delegados, gostaria de lembrá-los de que o mundo em 1989 é muito diferente do mundo em 1905. Eu francamente acredito que o Rotary precisa se adaptar a este mundo em evolução”, disse Frank Devlyn, que em 2000-01 se tornaria presidente do RI.

A votação foi resultado de décadas de esforços de homens e mulheres do mundo inteiro e diversas votações anteriores em reuniões do Conselho de Legislação.

A resposta à decisão foi avassaladora: em junho de 1990, o número de rotarianas havia disparado para mais de 20.000. Atualmente, são 240 mil, cerca de 20% do quadro associativo do Rotary mundial.

Com sua capacidade de trabalho, sua competência e grandes sentimentos de solidariedade e fraternidade, as mulheres estão fazendo a diferença em nossa organização. Portanto, merecem ser homenageadas como mulheres e como rotarianas.

Parabéns a todas as mulheres! Parabéns às mulheres rotarianas!