Rotary Apóia Alfabetização

6. AlfabetizaçãoApesar do aumento nos índices de alfabetização entre os jovens, 897 milhões de pessoas em todo o mundo continuam analfabetas e 57 milhões de crianças em idade escolar não frequentam a escola. Em março, Mês da Alfabetização no Rotary, é tempo de reafirmar nosso compromisso com a educação básica e alfabetização em nossas comunidades e no mundo.

“Educação Básica e Alfabetização” é uma das seis áreas de enfoque da atuação do Rotary e da Fundação Rotária.

O Rotary apoia treinamentos e práticas para a melhoria da educação para todas as crianças e alfabetização de crianças, jovens e adultos.

A Fundação Rotária capacita os rotarianos a fazerem com que as pessoas tenham acesso contínuo à educação básica e alfabetização ao apoiar projetos que:

ü  Fortaleçam a capacidade das comunidades de fornecerem educação básica e alfabetização;

ü  Aumentem as taxas de alfabetização entre adultos;

ü  Reduzam a disparidade entre os sexos no acesso à educação;

ü  Apoiem estudos ligados à educação básica e alfabetização.

As atividades nas categorias abaixo se enquadram na área de enfoque educação básica e alfabetização:

• Acesso à educação de nível primário e secundário de qualidade;
  • Alfabetização de adultos;
  • Treinamento em ensino, elaboração de currículo e administração escolar;
  • Melhoria de instalações e materiais escolares;
  • Gerenciamento comunitário de sistemas educacionais;
  • Equipes de formação profissional que atuem nas atividades acima;
  • Compra de carteiras escolares, desde que haja plano detalhado comprovando que a compra irá melhorar a educação básica e alfabetização;
  • Bolsas de pós-graduação em programas ligados à educação básica e alfabetização.