ROTARY VILA ALPINA PARTICIPA DA FESTA LESTE EUROPEIA

A Vila Zelina é um bairro “sui generis” da região leste da cidade de São Paulo, Em seu território e adjacências – Vila Alpina, Vila Bela, Vila Lucia e Parque da Vila Prudente – encontram-se representantes de comunidades de imigrantes e descendentes de imigrantes do centro e leste europeu que formaram a cultura desta região como armênios, bielorrussos, búlgaros, croatas, eslovacos, eslovenos, estonianos, húngaros, letos, lituanos, poloneses, romenos, russos, tchecos e ucranianos, além, é claro, de portugueses, italianos, espanhóis e outras nacionalidades que imigraram para o Brasil.

Para comemorar o 89º aniversário do bairro, no dia 23 de outubro de 2016, foi realizada a Festa Leste Europeia, com exposição e venda de produtos de artesanatos e da gastronomia de todas essas nacionalidades. Além disso, durante todo o dia, houve apresentação de grupos de músicas e danças típicas dos países do leste europeu, que fazem parte da vida cotidiana do bairro.

A festa é promovida pela AMOVIZA – Associação de Moradores e Comerciantes do Bairro e Vila Zelina, parceira do Rotary Vila Alpina na Festa do Porco no Rolete, entre outros eventos promovidos pelo Clube.

O Rotary Vila Alpina participou da festa com a barraca portuguesa, vendendo bolinhos de bacalhau fritos na hora. A renda líquida obtida, no valor de R$2.540,00, foi revertida para a Amoviza.

A festa foi assunto de longa reportagem no Jornal  “Bom dia São Paulo” da Rede Globo, que pode ser assistida no link:  https://globoplay.globo.com/v/5397896/