EVENTO COMEMORA “DIA MUNDIAL DE COMBATE À PÓLIO”

Evento realizado ontem (25/10), na Subprefeitura de Vila Prudente, celebrou o “Dia Mundial de Combate á Pólio” comemorado no dia 24 de outubro de cada ano.

O encontro foi organizado pela Associação G-14 de Apoio aos Pacientes de Poliomielite e Síndrome Pós-Pólio. A diretoria da entidade é composta por pacientes de poliomielite. A Associação tem por objetivo apoiar e desenvolver ações para a defesa, manutenção ou elevação da qualidade de vida dos pacientes de poliomielite e síndrome pós-pólio, bem como de seus familiares e cuidadores.

Mais de cem pessoas – a maioria de pacientes da poliomielite – participaram do evento. Durante toda a tarde, foram realizadas diversas atividades, tais como, palestras, apresentação de danças por cadeirantes da Solidariedança Arte e Cultura, músicas, poesias, cantigas de rodas, desfile de pacientes da pólio, etc.

O Governador 2006-07 do Distrito 4430 de Rotary International, Paulo Eduardo de Barros Fonseca, esteve presente e ministrou uma palestra sobre o trabalho do Rotary e da Fundação Rotária pela erradicação da poliomielite no mundo. Quando o Rotary lançou a “Campanha Pólio-Plus”, em 1985, eram registrados 360.000 casos da doença, por ano, em 125 países. Atualmente, apenas dois países são endêmicos: Afeganistão e Paquistão. Até 20 de outubro deste ano, foram registrados 51 casos no mundo todo: 13 no Afeganistão e 38 no Paquistão.

O Rotary Vila Alpina ajudou no patrocínio dos lanches e bebidas que foram servidos ao final do dia.

Para saber mais sobre o trabalho do Rotary na erradicação da Pólio: https://www.endpolio.org/pt