Em 24 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Pólio.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, por atacar principalmente crianças, é uma terrível doença contagiosa que já mutilou ou matou milhares de pessoas em todo o mundo.
Em 1985, o Rotary International lançou uma campanha mundial para a erradicação dessa terrível doença. Em 1988, as lideranças mundiais do Rotary conseguiram arregimentar os esforços da Organização Mundial da Saúde, da UNICEF e do CDC – Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças, para formar uma frente mundial, visto a enormidade do desafio. Mais recentemente, também graças à liderança do Rotary, a Fundação Bill & Melinda Gates juntou-se a essa equipe que forma a Iniciativa Global para a Erradicação da Pólio.
Quando o desafio foi lançado, em 1985, havia no mundo 125 países onde o vírus da pólio era endêmico e o número de casos chegava a 350.000 por ano. Atualmente, o vírus selvagem da pólio encontra-se presente apenas em três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Neste ano, foram registrados 243 casos.
A Fundação Rotária de Rotary International já contribui com mais de 1 bilhão de dólares para a campanha de erradicação.
Já percorremos 99% do caminho que nos leva a um mundo sem pólio. Realmente “Falta Só Isto” para chegarmos lá. Ajude-nos a vencer o 1% que falta, divulgando a necessidade de Eliminarmos a Pólio Agora!
Para saber mais sobre o assunto acesse os sites: